A admissibilidade das provas il?tas no ordenamento jur?co brasileiro para fins de condena? ou de absolvi? do r?e sua utiliza? no direito processual civil e tribut?o

Publicado em 27/08/2010

2.3 A ADMISSIBLILIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS NA JURISPRUDÊNCIA MODERNA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES

Muito embora, em diversos países o princípio da restrição probatória seja bem flexível, havendo inclusive um considerável lastro jurisprudencial, no Brasil essa flexibilização ainda é bem limitada.
No que diz respeito à possível admissão da prova ilícita em benefício do réu, já que se manifestou largamente o guardião da Constituição no sentido de que é possível vez que o direito natural do homem a sua liberdade, a sua dignidade e sua ampla defesa não pode sucumbir frente a outras individuais de menor peso.
Situação gravíssima ocorreria se o Estado colocasse atrás das grades um inocente punindo injustamente por um crime que não cometeu apenas porque a única prova que poderia inocentá-lo é considerada, direta ou indiretamente, ilícita pelo ordenamento jurídico. O princípio da inadmissibilidade, neste caso, não estaria cumprindo o seu papel político e preventivo de limitação do poder persecutório estatal abusivo, mas servindo como instrumento assegurador da ocorrência do erro judicial.
Há os que argumentam que o réu, utilizando a prova ilícita para se defender, na verdade está agindo em legítima defesa ou estado de necessidade, duas excludentes de ilicitude previstas na legislação civil e penal que, segundo alguns doutrinadores, explicam porque a prova ilícita, neste caso, pode ser admitida.
Fato é que, ainda que se justifique a relativização deste tipo de prova porque o réu está agindo em estado de necessidade ou legítima…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.