Vigiar e Punir

Publicado em 11/07/2006

VIGIAR E PUNIR


Desde os primórdios da humanidade que o fator "punição" existe. É a forma mais simples e direta de coordenar e tornar harmoniosa a convivência. Barbáries foram cometidas ao longo dos tempos em nome da paz social. Foucault aborda a questão do desenvolvimento histórico da instituição prisão, desde o seu nascimento até a sua atual aplicação. Não se sabe ao certo a origem da prisão, acredita-se que a privação de liberdade acrescida de uma dose de suplício acompanha a espécie humana desde a sua organização básica enquanto grupo social. Porém é no decorrer do período medieval que inúmeras barbáries são cometidas, talvez seja este o período com o maior numero de casos de punições severas, que para os padrões atuais são consideradas "selvagens". Corpos mutilados, torturas inimagináveis, dor e sofrimento, todos elementos jurídicos de um processo de apuração do ato, julgamento e condenação. Parece cínico referendar tais métodos como "julgamento", porém é a realidade, todos os processos eram legais e consentidos pelas mais altas autoridades da época. O "julgamento" acontecia em paredes privadas, sem o conhecimento publico e na maioria das vezes sem o próprio consentimento do acusado. Não era legitimada nenhuma forma de defesa, a não ser a própria confissão que na maioria das vezes poupava o condenado da tortura, levando-o diretamente à forca ou à decapitação. O suplício é uma pena corporal, produz um certo sofrimento equivalente ao crime cometido, é quantitativo, faz parte de um código jurídico da dor.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.