Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Uma Visão do capital intelectual pelo Método de Skandia

Trabalho enviado por: Sidineia Zeferino

Data: 07/05/2010

Uma Visão do capital intelectual pelo Método de Skandia

UNEMAT
2008

 

 

 

RESUMO

O Capital Intelectual, apesar de ser de extrema importância para as entidades, não está presente nas demonstrações contábeis, pela complexibilidade de ser mensurado, infelizmente não existe um método padrão para que as entidades possam se basear. Primeiramente as entidades devem saber o que é Capital Intelectual, como é feita sua avaliação, e também quais as vantagens da sua mensuração, pois somente assim irão compreender sua importância, e então perceberão que é necessário avaliar este Ativo Intangível. Tem-se como um bom exemplo de avaliação de Capital Intelectual, o método usado pela Skandia, que busca auxiliar na tomada de decisões e permite uma melhor administração, valorizando os conhecimentos dentro da entidade, mas este método não é usado como padrão apesar de ser o único desenvolvido por uma empresa. Este Ativo faz parte do goodwill da empresa, pois também não tem valor preciso, mas deve ser agregado ao seu capital.

Deve-se considerar que o Capital Intelectual está presente e geralmente não tem seu valor reconhecido nos produtos e serviços prestados, se este passar a ser mensurado, será possível visualizá-lo no produto final, o que seria muito bom para a administração, compreendendo melhor os custos dos seus produtos e serviços, e valorizando assim seu capital. Este trabalho é baseado em pesquisas bibliográficas, levando em consideração opiniões de vários autores que falam sobre o tema, para melhor compreender e assunto abordado.

Palavras chaves:Capital Intelectual, Goodwill, Método da Skandia.

 

1. INTRODUÇÃO

Existe um diferencial identificado nas empresas, o Capital Intelectual. A Contabilidade está diante de uma grande fonte de conhecimentos, agregados às empresas gerando valores aos produtos e aos serviços.

O mundo, as culturas, e o mercado mudam velozmente, então na ânsia de buscar sua atualização e se colocar um passo a frente dos concorrentes às empresas necessitam adequar-se a essa nova realidade onde o conhecimento torna-se um recurso econômico muito mais essencial do que a matéria prima e muitas vezes mais do que o capital econômico.

Com tudo isso pode-se observar a importância das pessoas nas organizações, portanto conclui-se que as pessoas, o capital humano e a sua inteligência é que fazem o diferencial no desenvolvimento e na geração de valor para as instituições.



1.1.Caracterização do Problema

Com a competitividade do mercado nos dias de hoje, faz-se necessário um diferencial como atrativo nas empresas. A divulgação do ativo intangível, faria parte nesse contexto de um diferencial explicativo, porém, a falta de conhecimento contábil dos empresários faz com que o capital intelectual fique muitas vezes fora das demonstrações, e com essa informação evidenciada seria mais fácil justificar o valor de mercado da entidade na hora de colocá-la à venda, ou até mesmo justificar os preços dos produtos por ela vendidos.

Diante deste fato questiona-se: Como evidenciar o Capital Intelectual da entidade por ser um recurso tão imprevisível?



1.2.Objetivo Geral

Pesquisar a importância da identificação e avaliação do Capital Intelectual na organização.

 

1.3.Objetivos Específicos

Descrever conceitos de capital intelectual.

Estudar o método de avaliação do capital intelectual da Skandia.

Informar as vantagens da mensuração do capital intelectual.

 

1.4. Justificativa

Devido as novas características de gestão dos recursos das empresas que estão buscando o Capital Intelectual de forma mais racional e o direcionando para a busca da competência, agilidade, competitividade e excelência dos produtos e serviços, elemento chave para proporcionar geração de riqueza em um mundo globalizado, temos que nos preocupar com este assunto.

Cabe, portanto a Contabilidade a tarefa de procurar através de pesquisas como formalizar e mensurar o capital intelectual, permitindo aos gestores administrar este recurso tão valioso atualmente.

Justificamos desta maneira a importância...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town