Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Uma Abordagem Sobre Denotação, Conotação, Elementos Estáveis e Instáveis da Língua

Trabalho enviado por: Luiz Rodrigo Ferreira Gomes do Nascimento

Data: 01/09/2004

UMA ABORDAGEM SOBRE DENOTAÇÃO, CONOTAÇÃO, ELEMENTOS ESTÁVEIS E INSTÁVEIS DA LÍNGUA

Juazeiro do Norte/CE

Maio/2004


1 – Introdução

Nesta pesquisa tentamos exteriorizar um pouco do conhecimento que ora obtivemos durante sua elaboração. O seu conteúdo, apesar de pequeno, apresenta uma riqueza de informação cuja magnitude poderemos deleitar nessas entrelinhas.

Durante sua realização percebemos a complexidade dos temas explorados, suas peculiaridades, que, de certa forma, despertaram o nosso desejo de conhecer um pouco mais da nossa língua.

E foi, talvez, este desejo que tornou esta pesquisa uma forma prazerosa de adquirir conhecimentos. Vejamos a seguir, o que conseguimos reunir de informações a respeito de DENOTAÇÃO, CONOTAÇÃO, ELEMENTOS ESTÁVEIS e INSTÁVEIS da língua.


2 - Denotação e Conotação: Sentido referencial e sentido afetivo

Por mais variados que sejam, os sentidos das palavras situam-se em dois níveis ou planos: o da denotação e o da conotação, duas antigas denominações, que a lógica e a lingüística moderna vêm remanipulando e reconceituando em termos nem sempre muito claros e nem sempre coincidentes, o que dá margem a uma "desordem terminológica".

Para a semântica estrutural, denotação é aquela parte do significado de uma palavra que corresponde aos traços significativos mínimos, específicos e genéricos que entram na sua constituição, aos traços semânticos mais constantes e estáveis, ao passo que a conotação é aquela parte do significado constituída pelos traços que indicam as possibilidades de aplicação num determinado contexto. A mesma conceituação pode ser expressa em termos um pouquinho mais claros: denotação é o elemento estável da significação de uma palavra, elemento não subjetivo (grave-se esta característica) e...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town