Sociologia aplicada a administração pública

Publicado em 09/08/2010

1.3 Comunicação Organizacional

Toda organização tem como objetivo atingir um diferencial competitivo sobre a concorrência na busca da satisfação e fidelização dos clientes. Muitos encontram na concorrência acirrada a oportunidade de crescer e sobressair, mas como vencer as barreiras internas levantadas pelo próprio pessoal que faz o negócio acontecer? O processo de comunicação é a chave do sucesso para a construção de um clima harmonizado, no qual as pessoas sintam prazer em fazer parte da grande obra e não meros figurantes que ficam de longe e, muitas vezes, torcem contra porque não se sentem como parte do negócio nem envolvidos com os propósitos da empresa.
Segundo o professor Idalberto Chiavenato, “com o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os antigos conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais da Administração etc. passam a ser duramente contestados. Passa-se a explorar o reverso da medalha (...) o método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo completamente diferente, pois o homo economicus cede lugar para o homem social” (CHIAVENATO, 1999, p. 88).
Deste modo as organizações possuem como pressuposto a comunicação. O objetivo é o trabalho em conjunto, onde todos acabam por auxiliar na comunicação. Assim, as atitudes pequenas é que fazem a diferença, como um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.