Sigilo Bancário

Publicado em 04/11/2003

SIGILO BANCÁRIO


O tratamento jurídico e democrático do sigilo bancário, na atualidade, leva em conta dois interesses contrapostos: primeiro, o sigilo como direito fundamental do cidadão, que se opõe ao devassamento de sua privacidade pelo conhecimento de dados pessoais. Este embasamento está na Constituição Federal em seu Artigo 5º, Inciso XII. Em segundo lugar, a inegável necessidade de combater a prática de crimes de todo gênero, sobretudo a sonegação fiscal, levando o legislador a prever exceções, quebras e rupturas automáticas do sigilo, tornando a proteção "relativa", jamais "absoluta", porém condicionada a cautelas e formalidades legais.

Com isto, surgem grandes indagações a cerca do assunto como: a Lei 4595/64, que trata do Sistema Financeiro Nacional, já não estaria totalmente defasada diante de tantas mudanças globais? Diante das "facilidades" do mundo atual e tendo a consciência de que um país como o Brasil é um grande sonegador de impostos, não estaria correto o Congresso em criar uma nova lei de acordo com o contexto em que se vive? A quebra do sigilo bancário não auxiliaria o Fisco, bem como os demais órgãos que necessitem de informações mais complexas? Com este ato, o Governo estaria infringindo os direitos dos cidadãos? Estes são alguns dos muitos questionamentos sobre o Sigilo Bancário, que sofreu uma série de alterações nestes últimos anos.

Sabe-se que a Lei 4595/64, que trata do Sistema Financeiro é superada e realmente ajuda a sonegação e o crime, na medida em que burocratiza e exige processo judicial já instaurado para ser…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.