Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Provisão para Devedores Duvidosos

Trabalho enviado por: Enaura Antinossi

Data: 27/10/2004

PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS


INTRODUÇÃO

CONCEITO

Para Favero, Lonardoni, Souza e Takakura, (1997, p. 241), "as provisões estão intimamente relacionadas ao regime de competência de exercícios, visto que seu registro contábil independe da ocorrência ou não do desembolso de caixa". Provisões representam a redução do ativo (quando estão relacionadas aos bens ou direitos) e ao aumento do passivo (quando estão relacionadas ao reconhecimento das despesas).

Provisão provoca sempre a redução do resultado e conseqüentemente do patrimônio líquido das sociedades.

De acordo com Almeida (2002, p. 137), "as provisões representam encargos ou riscos que, conforme a Lei das Sociedades por Ações, deverão ser contabilizados até a data do balanço". Diferem das demais transações registradas no passivo por terem uma ou mais características destas citadas abaixo:

  • determinação com base em estimativa;
  • sem data certa de vencimento;
  • sem nome exato do credor.

Conceito contábil que mede a provisão feita para a contas de contas a receber com valores vencidos há mais de 90 dias

A Provisão para Devedores Duvidosos é a mais comum das provisões do ativo. De suma importância para as empresas comerciais, devido a inevitável inadimplência de parte de seus clientes, a Provisão para Devedores Duvidosos contabilmente deve ser constituída com base em procedimento que reflitam verdadeiramente as perdas esperadas. Para tanto, faz-se necessário a consideração dos fatores de risco conhecidos a fim de estimar as perdas com contas a receber.

É conta do Ativo, possuindo natureza retificadora, uma vez que retifica a conta Clientes ou Duplicatas a Receber, como fim de apresentar o valor...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town