Precificação

Publicado em 27/04/2004

Agora é possível analisar o custo de cada classe de cliente. A figura anterior mostra os custos associados com cada classe de clientes. É fácil ver que existem diferenças significativas em custos em atender as três classes. A Cobalto obtém 10,8% de lucro sobre o custo de venda para a rede de drogarias [($200 - $178,40) / $200]. As farmácias locais fornecem cerca de 10,1% de lucro [($232 - $208,52) / $232]. A porcentagem relatada de lucro das academias é 11,2% [($250 - $222) / $250]. Embora o preço mais alto ($250) esteja 25% acima do preço mais baixo ($200), os lucros variam dentro de um raio pequeno de 1%. As diferenças de custo entre as três classes de clientes parecem explicar as diferenças de preço.


ÉTICA

Assim como uma empresa pode praticar um comportamento antiético ao aplicar seus custos, ela pode enganar-se em relação ao preço. Um bom exemplo é a prática de algumas empresas aéreas em fornecer uma "melhoria automática". Por exemplo, de São Francisco para Washington, a Continental Airlines tinha dois preços de classe econômica irrestritos para bilhetes de ida - $409 e $703. O preço mais alto resultava em uma melhoria automática para a primeira classe, embora o bilhete mostrasse "tarifa econômica". Por que os consumidores iriam querer tal bilhete? Fácil, porque a empresa do consumidor reembolsa apenas as tarifas econômicas.5


MENSURANDO O RESULTADO

O resultado (lucro) é medido como a diferença entre o que uma empresa coloca na fabricação e venda de um produto ou serviço e o que ela recebe. É…

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