Prática de Escritório

Publicado em 22/04/2003

9.1. SALÁRIOS E ORDENADOS

Ao conceituar o salário como contraprestação devida paga pelo empregador face ao serviço prestado pelo empregado, o art. 457 da CLT não adotou, entretanto, como já se tem afirmado, a regra absoluta segundo a qual só deve ser entendida como salário a retribuição que corresponde ao pagamento de um serviço efetivamente prestado ao empregado. É que a própria CLT, assim como as leis de proteção do trabalho que lhe sucederam, consagra diversar exceções a essa regra, considerando como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição (art. 4º da CLT), determinando o pagamento do salário nos dias de repouso compulsório (descanso semanal e feriado – Lei n.º 605 de 1949); impondo o pagamento da remuneração normal durante as férias anuais do empregado (art. 140 da CLT); garantindo ao empregado infermo, nos primeiros quinze dias de ausência do serviço, o direito de receber os seus salários, por conta do seu empregador (art. 25 da Lei n.º 3807 de 26/08/60).

O salário deve ser pago em dinheiro, cheque ou depósito na conta corrente do empregado, podendo ainda ser pago em utilidades (alimentação, habitação, saúde, etc) no limite de até 70% do valor da remuneração.

A Portaria Ministerial n.º 3.245, de 28/07/71, regula o pagamento por cheques nas empresas situadas no perímetro urbano, e ainda mediante abertura de conta bancária em nome de cada empregado e com seu consentimento, ficando, todavia, o empregado obrigado a proporcionar:

  • Horário que permita o desconto do cheque, imediatamente após a sua emissão;

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.