Perdas em Recebimentos

Publicado em 25/11/2003

Perdas em Recebimentos


EMENTA: Que, a partir da vigência da Lei n° 9.430/96, não mais se registra provisão para perdas de liquidação duvidosa para fins fiscais, embora sua constituição não tenha sido vedada para fins contábeis, nos termos do inciso I do art. 183 da Lei n° 6.404/76. Portanto essa provisão passou a ter efeitos exclusivamente contábeis de apuração do lucro líquido.


Que o art. 14 da Lei n° 9.430/96 revogou expressamente o art. 43 da Lei n° 8.981/95 e estabeleceu novos critérios de dedutibilidade de perdas, inclusive Quanto aos créditos que não são passíveis de registro de perdas dedutíveis.

Que o ordenamento jurídico Quanto ao assunto está definido nos arts. 340 a 343 do RIR/99 e na IN SRF n° 93/97, definindo todo o regramento de dedutibilidade de perdas, mesmo antes de sua realização em definitivo, não mais sendo utilizada a figura da provisão para devedores duvidosos (para fins fiscais).


Dentro do raciocínio contábil, utilizando-se dos Princípios e Postulados Contábeis, passando pelos aspectos econômico-financeiros e fiscais, vamos alinhavar o entendimento contábil a ser dado no registro das Perdas no Recebimento de Créditos.

1. A análise deste assunto tem de ser feita, separando-o em três fases distintas: uma até 31.12.94; outra, a partir de 01.01.95 e até 31.12.96, e a terceira, a partir de 01.01.97 até os dias de hoje. Em cada uma dessas fases, a lei mudou brusca e totalmente todo o regramento legal anterior.

2. A primeira alteração legal visou exatamente impor diversas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.