Medindo a Prontidão Estratégica de Ativos Intangíveis

Publicado em 27/06/2006

MEDINDO A PRONTIDÃO ESTRATÉGICA DE ATIVOS INTANGÍVEIS


Os ativos intangíveis surgiram em resposta a um crescente reconhecimento de que fatores extra contábeis podem ter uma importante participação no valor real de uma empresa. Alguns entre eles eram muito óbvios: patentes, marcas registradas, direitos autorais, direitos exclusivos de comercialização – todos conferiam a seus proprietários uma vantagem competitiva que exercia um impacto sobre o lucro.

Eles são considerados como invisíveis, por não se tratar de algo material ou de dinheiro, ou seja, não são palpáveis nem de concreto. E sim, provenientes da inteligência humana e dos recursos intelectuais, tanto na economia em geral como na economia das empresas. E, à medida que os anos passam, o papel desses intangíveis tornará cada vez mais importantes, até o ponto que, em algumas empresas, ele exceda totalmente os ativos tangíveis.

Direitos autorais sobre um filme ou patentes sobre uma Marca são ativos intangíveis, concedendo a seus proprietários um direito de exclusividade, por um certo período, quanto aos retornos vindos de seu uso mercantil. Por isso são comercializáveis e têm valor de mercado. O mesmo se aplica a processos de produção e bens de capital que sejam patenteáveis ou protegidos como segredos comerciais. O reconhecimento de marcas pelo público e a reputação de uma empresa também constituem ativos intangíveis, por permitirem-lhe obter maiores rendimentos, bem como aumentar as chances de sucesso quando lançarem novos produtos.

As Empresas são como uma Árvore, uma maneira produtiva de enxergar uma empresa (ou qualquer…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.