Materalismo substancial e personalismo

Publicado em 22/04/2003

ESCOLA PERSONALISTA

HISTORICO

O século XIX marcou uma nova fase do desenvolvimento da Contabilidade, e varias escolas do pensamento contábil sugiram, entre elas esta a escola personalista. Também denominada por alguns como logismografica, jurídico-personalista ou toscana, e foi fundada no inicio da segunda metade do século XIX, especialmente por Francesco Marchi, Giuseppe Cerboni e Geovani Rossi.

A personificação das contas, que já existia desde os primeiros expositores do método das partidas dobradas. Para os teóricos do personalismo, as contas deveriam ser abertas em nome de pessoas verdadeiras, físicas ou jurídicas, e o dever e o haver representavam débitos e créditos das pessoas titulares dessas contas.

 

O PERSONALISMO DE FRANCESCO MARCHI

O personalismo foi uma corrente que se ligou aos conceitos jurídicos, pessoais, mas com sérios envolvimentos, também, com a administração. Tudo se inicia com FRANCESCO MARCHI (1822-1871), que considerou a entidade como sendo totalmente confiada ao administrador, porque é ele o responsável por todo seu ativo e passivo, inclusive pelas próprias contas do proprietário.

Marchi classificou as contas em quatro categorias: CONSIGNATÁRIOS, CORRESPONDENTES (que eram devedores e credores do administrador e este devedor ou credor do proprietário), ADMINISTRADORES E PROPRIETARIO. A agressividade da convicção dos estudos foi como fator de emulação à busca da verdade, no campo da ciência contábil. MARCHI FOI O INICIADOR DA TEORIA PERSONALISTA.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.