Mandado de Segurança

Publicado em 22/04/2003

Por isso mesmo, não basta que o juiz se manifeste sobre o mérito, denegando o mandado, para que fique automaticamente invalidada a medida liminar. É preciso que o julgador a revogue explicitamente para que cessem seus efeitos. O só fato de denegar a segurança não importa afirmar a desnecessidade da liminar, porque ela visa a preservar os danos irreversíveis para o impasse em julgado, negando o direito pleiteado. Enquanto pende recurso, a sentença denegatória é reformável e, com tal, nenhum efeito produz em relação à suspensão provisória do ato. O que sustenta ou invalida a liminar, a nosso ver, é o pronunciamento autônomo do juiz sobre sua persistência ou insubsistência" (Ob. cit., pág. 61).

Em que pese a abalizada opinião do mestre administrativista, ao meu ver a melhor solução jurídica anda do lado oposto. 

De fato, o juízo de concessão da liminar é perfunctório. No entanto, não há lógica jurídica que faça este juízo perfunctório prevalecer sobre o amplo estudo da causa realizado pelo mesmo magistrado, que denega o direito à segurança.

A partir do momento em que o juiz analisa profundamente a causa e observa que a parte não mais possui o direito alegado, o juiz vai muito além do requisito do fumus boni iuris que favoreceu o impetrante. No momento em que a sentença denegatória da segurança ingressa no mundo jurídico, a fumaça do bom direito passa a ser, em virtude de decorrência lógica da decisão a quo, da pessoa jurídica de direito público que foi representada pela autoridade coatora. Insustentável fica, pois,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.