Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Livro Caixa

Trabalho enviado por: Arcadio João Both

Data: 07/12/2005

LIVRO CAIXA

Campo Novo do Parecis

2005


1.0 INTRODUÇÃO

Entende-se como Livro Caixa, a escrituração sistemática e ordenada, das entradas e saídas de numerários da pessoa física ou jurídica através da conta caixa.

Através do livro caixa, os profissionais devem escriturar receitas e despesas advindas do exercício da profissão para que haja condição legal de deduzi-las na declaração anual.

Devido à grande importância que tem o movimento de dinheiro é, indispensável à utilização de um livro próprio para o registro de sua movimentação.

O livro caixa é, muito utilizado para controlar os numerários que transitam pelas entidades, determinando o saldo existente ao fim de cada dia.

Contudo, o livro caixa é um meio pelo qual uma pessoa tanto física como jurídica, pode utilizar para fazer demonstrações e registros de seus movimentos contábeis em ordem cronológica, o que proporciona uma grande vantagem quando na análise econômica do patrimônio.


2.0 IMPORTÂNCIA

A escrituração da contabilidade, na forma da legislação comercial e fiscal, traz benefícios administrativos e gerencias para a empresa, além dos casos de demandas judiciais, de concordata preventiva ou de falência, enquanto que a escrituração do livro caixa tem fins meramente fiscais.

O livro caixa é bastante utilizado no controle dos valores financeiros que circundam dentro de uma empresa, o qual especifica o resultado econômico diário apurado pela entidade. (CREPALDI, 2003, p 102).

O contribuinte que receber rendimentos do trabalho não-assalariado, o titular de serviços notariais e de registro, pode deduzir da receita decorrente do exercício da respectiva atividade para fins de imposto de renda.


3.0 LANÇAMENTOS

No Livro Caixa, poderão ser lançados documentos de gastos realizados, mediante nota fiscal, contendo data, nome e...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town