Lei de Responsábilidade Fiscal

Publicado em 24/11/2004

No dia 4 de maio de 2000 foi aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Naquela época, muitos criticavam a Lei, talvez porque desconhecessem seus benefícios tanto no curto, como no médio e longo prazo. Os argumentos variavam. Como bem lembrou o Presidente Fernando Henrique Cardoso, citando Maquiavel, o Governo Federal padecia da chamada "solidão do reformador".

O desequilíbrio fiscal, ou gastos sistematicamente superiores às receitas, predominou na administração publica no Brasil ate recentemente. As conseqüências para a economia são bastante negativas, e, em alguns casos, tem impacto sobre mais de uma geração. A inflação descontrolada ate o lançamento do Real, a convivência com taxas de juros muito altas, o endividamento publico também expressivo e a carga tributaria relativamente alta, quando comparada com nossos vizinhos, são algumas destas conseqüências.

Felizmente, hoje em dia, isso mudou. E a LRF encontra seu maior apoio na própria sociedade, que, cada vez mais consciente, reconhece nela a defesa de seus direitos de exercício pleno da cidadania, numa afirmação do processo de democratização. Isso nos remete a uma analise mais cuidadosa da dimensão histórica da Lei.

De fato, desde o inicio da década de 80, o País vive um processo de mudança cultural, que é resultado de profundas transformações ocorridas em quase todas as esferas da vida publica brasileira.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.