Goodwill – Fundo de Comércio

Publicado em 13/11/2003

(b) Falta de separabilidade;

(c) Incerteza de realização.


ORIGEM DO GOODWILL

O surgimento da concepção do Goodwill (Fundo de Comércio) teve origem na França em meados do século XVIII e conforme o autor "o problema da avaliação do goodwill é muito antigo e sua aplicação em decisões judiciais existe desde 1620, segundo Monobe".

Ainda no século XVIII, antecedendo a lei civil, surge a Lei Fiscal Francesa de 28 de fevereiro de 1872, atribuindo ao estabelecimento comercial a expressão designativa de Fundo de Comércio, surgindo assim a formalização do seu conceito jurídico, alastrando-se para a Itália onde esse conjunto de bens intangíveis recebeu o nome de azienda, sendo na Espanha conhecido por hacienda, enquanto na Alemanha geschaft ou handesgeschaft e na Inglaterra Goodwill.

No Brasil, Luiz Autuori, escreveu em 1949 a principal obra a respeito deste assunto denominada oportunamente por "Fundo de Comércio", que além de trazer uma rica contribuição ao conhecimento da parte teórica, apresentou vários métodos práticos de cálculos que desde aquela época vem sendo utilizados para apuração dos valores dos bens intangíveis.

No campo da Contabilidade temos também registros da publicação de William Harris que tem como título "Goodwill", que cita como fonte de informação o artigo The contributioof P.D.Leake to the Theory of Goodwill Valuation.


COMO MENSURAR

De acordo com Chambers citado por Guerreiro (1989:76 ), mensuração : "…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.