Gaston Bachelard

Publicado em 21/06/2004

Racionalismo e Empirismo


Estas duas correntes do pensamento ocidental determinaram a filosofia desde o inicio da modernidade. A partir da modernidade, com o inicio da era da teoria do conhecimento, a distinção aparece de forma mais clara. O pai da modernidade, Descartes, e o primeiro grande representante do racionalismo, seguido então por Leibniz.

Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.

Mas o que e Racionalismo e Empirismo? Esta e uma questão ampla, mesmo porque existe diferentes formas e variantes nos dois lados. O racionalismo de Descarte se distingue muito do de Leibniz, o empirismo de David Hume do de Locke.

Enquanto o racionalismo afirma que a razao pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) e a maior (ou única) fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento e adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).Para os empiristas o raciocínio procede sempre por indução (do particular para o geral).

Essa tensão foi o ponto de partida da filosofia de Kant, que tentou conciliar os dois lados. Mas isso tornou as filosofias Kantiana cheia de tensões, que Hegel tenta levar as ultimas conseqüências no seu sistema dialético. Ate a filosofia contemporânea bebeu das duas fontes: no empirismo lógico do circulo de Viena também se procurou conciliar as duas coisas: a lógica e dada imediatamente (inata) a razão, os dados, com os quais a razão lógica trabalha e, por outro lado, material obtido através dos sentidos.


Gaston Bachelard

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.