Equivalência Patrimonial

Publicado em 22/04/2003

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

COMO NASCEU A EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

A avaliação de investimentos societários permanentes com base nos valores contábeis da sociedade investida nasceu há muito tempo fora do Brasil e vem sendo utilizada em inúmeros países. Seus maiores divulgadores têm sido a Inglaterra e os Estados Unidos. Nesses dois países, principalmente no primeiro, a avaliação originou-se, na verdade, de uma complementação das demonstrações contábeis consolidadas.

É de se notar que em inúmeros lugares a consolidação é compulsória sempre que se possui uma controlada. No Brasil isso hoje é exigido pela CVM ás companhas abertas. Em outros países, pôr outro lado, pode-se dizer que há inclusive atraso em relação ao Brasil. Nos países em que se processa há tantos anos a consolidação dos balanços, desenvolveu-se, inicialmente, a regra básica de que só se consolidam demonstrações de controladora e controlada(s), ou de empresas sob controle comum. Mas sempre permanecendo o conceito de que só pode haver consolidação plena de balanços e de resultados quando há efetivamente a figura do controle. Depois, evoluiu-se para a figura do controle compartilhado (joint ventures).

Nos dois primeiros países citados, deu-se e dá-se muito maior ênfase à consolidação. E lá surgiu o seguinte problema: como registrar no balanço da investidora, consolidado com os da controladas, os resultados obtidos em investimentos em sociedades nas quais não se tem o controle nem mesmo compartilhado?

Nasceu…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.