Depreciaçao

Publicado em 25/11/2003

Depreciaçao


EMENTA: Que a depreciação, antes de ser entendida como custo dedutível fiscal, deve ser entendida como um fato de retorno econômico do capital investido na consecução dos objetivos sociais da entidade;
 

Nossa linha de raciocínio parte dos Princípios e Postulados Contábeis, passando pelos aspectos econômico-financeiros e fiscais, adentrando na especificidade que o assunto requer.

1. Conceitualmente, a depreciação consiste no procedimento pelo qual se pode levar ao Resultado do Exercício parcela do custo de imobilização, razão pela qual tais inversões ativas devem ser imobilizadas, quando de sua aquisição, de tal forma que todo o valor ativado, ao final da vida útil, represente, no Resultado, o retorno do capital aplicado. Esta assertiva tem fundamento no fato de que o Resultado do Exercício deve ser apurado segundo a capacidade geradora de receitas e seus custos decorrentes, isto, segundo o Mestre José Luiz Bulhões Pedreira, para se observar o emparelhamento entre receitas e despesas. Portanto, a aquisição de um imobilizado significa, em tese, a capacitação da empresa para explorar o seu objeto social, e, explorando-o, trará para o Resultado do Exercício parte do recurso aplicado, em forma de despesa/custo, em contra-partida à receita ou simplesmente à expectativa de tê-la tido.

2. O retorno do capital aplicado tem curso normal, baseado na vida útil do bem, em harmonia com o retorno econômico da inversão financeira. Na mais límpida técnica, a vida útil do bem deveria ter como base o fundamento econômico ou o próprio desgaste…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.