Custo como base de valor

Publicado em 22/04/2003

Custo Como Base de Valor


Histórico da Contabilidade de Custos

Até a Revolução Industrial do séc. XVIII, época de predominância de atividades mercantis, só existia a contabilidade financeira que apurava o lucro através da diferença entre o valor de venda e o valor de compra adicionado de outros gastos realizados.

Com a revolução industrial surgem as grandes indústrias, que através da economia de escala, começam a ofertar diversos produtos para o consumo.

Dada a complexidade dos processos de industrialização e, a diversificação dos produtos ofertados, surge a necessidade de mecanismos para se obter o custo de cada produto e seu preço de venda, bem como, informações gerenciais para o controle e sucesso dos negócios.


Princípios Contábeis

Com o desenvolvimento do mercado de capitais, surge a necessidade de divulgar os demonstrativos contábeis de forma transparente e padronizada, de modo a apresentar o resultado do exercício para os interessados, entre eles, os acionistas, credores, governo e etc.

Para atender a esta nova imposição foram instituídos as normas e os princípios contábeis que disciplinam as formas de apuração e divulgação das informações contábeis.

Assim sendo, a contabilidade de custos também foi disciplinada por estes princípios como segue abaixo:

  • Princípio do custo como base de valor;
  • Conservadorismo;
  • Realização da receita e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.