Convenção da Objetividade

Publicado em 26/08/2005

Os aspectos mencionados nos itens 2 e 3 acima são mais utilizados no setor público, sem desconsiderar a aplicação dos demais. Nas entidades públicas a comprovação documental dos atos e fatos contábeis são de extrema importância, seja pelo fato de determinação legal, como no caso da formalização de processos licitatórios, celebração de contratos administrativos, formalização de processos de pagamentos para atender a lei 4.320/64 e legislações complementares (normas internas, instruções normativas, resoluções etc.) e evidenciar objetivamente as fases da despesa pública (empenho, liquidação e pagamento), ou pelo fato da obrigação de cumprimento da formalização de prestação de contas, exigida pelos órgãos de controle interno e externo do Estado (Secretaria Federal de Controle, Tribunal de Contas da União e dos Estados ou do respectivo Município, se houver).

A palavra-chave no entendimento dessa convenção pelos órgão públicos é imperiosamente a evidência. A lei 4.320/64, artigo 35, ao afirmar que as receitas somente serão reconhecidas no exercício financeiro em que efetivamente foram arrecadas, e as despesas quando legalmente empenhadas, é o maior exemplo de objetividade, pois está claramente evidenciada uma entrada efetiva de recursos, caracterizada por um recibo, e o registro de uma obrigação empenhada, caracterizada pela Nota de Empenho.

A finalidade desta convenção, como de resto de todas as demais convenções, é eliminar ou restringir as áreas de liberalidade na aplicação dos princípios de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.