Contabilidade Pública e a Tomada de Decisão na Gestão Pública

Publicado em 22/12/2004

A Emenda Constitucional da Saúde (EC 29/2000) estabeleceu a vinculação de um percentual de recursos orçamentários dos diversos níveis de governo – União, estados e Municípios – para o financiamento da saúde. As regras para a União e os estados não serão analisadas aqui.

Para os municípios, o percentual de vinculação é de 15% (quinze por cento) de sua receita de impostos e transferências constitucionais. Esse percentual deverá ser atingido no prazo de 5 (cinco) anos, contados a partir da entrada em vigor da Emenda. Os municípios que destinavam, no seu primeiro ano, percentuais inferiores a 15% para o financiamento da saúde, devem aumentá-los gradualmente até o 5º ano após a sua aprovação, reduzindo-se essa diferença à razão de, pelo menos, 1/5 (um quinto) por ano. Como piso mínimo de aplicação no primeiro ano, a Emenda estabeleceu, ainda o percentual de 7% da receita de impostos e transferências constitucionais. Ficando assim distribuídos: 7% para o exercício de 2000; 8,6% para 2001; 10,2% para 2002; 11,8% para 2003 e 15% para 2004 em diante.

As receitas das quotas-partes do FPM, ICMS, IPI E LC 87/96, que compõem a base de cálculo para aplicação nas ações e serviços públicos de saúde, são consideradas pelos seus valores brutos (100%), não se excluindo a parcela destinada ao FUNDEF que é de 15%.

Os recursos deverão ser aplicados obrigatoriamente pelo Fundo Municipal de Saúde, criado por lei de iniciativa do Poder Executivo.

O conceito de "ações e serviços de saúde" será estabelecido por Lei…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.