Contabilidade de Custos

Publicado em 30/08/2006

A margem de contribuição corresponde à diferença entre o preço de venda, menos os custos variáveis. O resultado deve ser suficiente para cobrir os custos fixos, assim como o lucro líquido desejado pela empresa.

A maior vantagem de se fazer uma avaliação da margem de contribuição está em estabelecer um comparativo dos preços dos concorrentes em relação aos preços praticados pela empresa. Uma vez identificado, a empresa poderá verificar qual a capacidade dos seus produtos para gerar lucro, já que conhece os limites dos seus custos variáveis. É, portanto, uma informação relevante para a administração de marketing.

A definição de margem de contribuição segundo Padoveze (2000:269), é assim descrita:

"Representa o lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Significa que em cada unidade vendida a empresa lucrará determinado valor. Multiplicado pelo valor total vendido, teremos a contribuição marginal total do produto para a empresa".

A margem de contribuição pode também ser entendida como a diferença entre o preço de venda e os custos e despesas variáveis necessárias para cobrir os custos fixos e ainda gerar lucro.

A fórmula da margem de contribuição é a seguinte:

MC = PV – (CV + DV)

Onde:

MC corresponde à Margem de Contribuição;

PV é o Preço de Venda;

CV são os Custos Variáveis e

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.