Contabilidade Criativa

Publicado em 14/02/2006

CONTABILIDADE CRIATIVA


INTRODUÇÃO

Os gestores da contabilidade, diante das várias situações de natureza financeira e tributária em que se deparam no mercado atual, ao eleger o que devem fazer ou decidir, precisam ter em mente a ética e o dever de cumprir as Normas de Contabilidade, a fim de que não venham incorrer no uso de práticas contábeis criativas, ou melhor dizendo, em fraude. Essas práticas criativas, dentre outros motivos, a própria flexibilidade das normas contábeis, acabam favorecendo o manuseio dos valores de contas e índices inerentes às demonstrações das empresas, de forma que induzam os usuários, diante de situações que na verdade não refletem a realidade da entidade, a uma tomada de decisão segundo os interesses dos envolvidos nessa prática.

Segundo Costa et al (2001, p. 01), a manipulação da informação contábil é tão antiga quanto a própria contabilidade. Várias são as abordagens entre diferentes autores, dentre elas, temos a contabilidade como sinônimo de manipulação, maquiagem e arbitrariedade contábil ou até mesmo como uma técnica para melhorar o conteúdo da informação. Em um artigo, Santos e Grateron et al (2000, p. 09) falam que a contabilidade criativa não deve ser entendida apenas como uma forma de manipulação de resultados, mas, de maneira mais ampla, pode ser utilizada para alterar itens que possam mascarar a apuração dos índices, ativos e passivos. A Contabilidade Agressiva ou Criativa traz impactos, dentre outros, na auditoria, pondo em foco a discussão da ética e a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.