Concorrência Perfeita

Publicado em 17/09/2003

Com exceção de poucas teorias ingênuas do duopólio, as teorias da concorrência perfeita e do monopólio constituíam a teoria microeconômica "clássica", desde MARSHALL a KNIGHT. Na realidade, a teoria da concorrência perfeita não foi perfeitamente desenvolvida até a publicação do "Risk Uncertainty, and Profit", de KNIGHT. STIGLER ainda argumenta que a discussão meticulosa feita por KNIGHT sobre concorrência perfeita, apontando claramente a natureza bitolada do conceito rigorosamente definido, causa uma reação crescente contra o uso da concorrência perfeita como um modelo de comportamento econômico. Isso é provavelmente verdadeiro; porém, qualquer que seja a causa em 1920 e 1930, houve definitivamente uma reação contra o uso da concorrência perfeita e do monopólio puro como modelos analíticos do comportamento da firma e do mercado.

PIERO SRAFFA, economista de Cambridge, que estava entre os primeiros a apontar as limitações da análise "concorrência ou monopólio", foi imediatamente seguido por outros. HOTELLING enfatizou que "a diferença entre a Standard Oil Company em sua origem e a pequena mercearia da esquina é mais quantitativa do que qualitativa. Entre a concorrência perfeita e o monopólio se encontram os casos atuais". Da mesma forma, ZEUTHEN argumentou que "nem o monopólio nem a concorrência são sempre absolutos, e as teorias sobre eles se prendem apenas às margens externas da realidade, que deve ser sempre procurada entre elas""

Em 1920 e 1930, os economistas começaram a dedicar sua atenção à área intermediária entre monopólio e concorrência perfeita. Atribuíram-se duas das mais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.