Circulação da Riqueza

Publicado em 28/09/2006

Um automóvel, desenvolvendo uma velocidade de 70 km/h, para que passe a 80 km/h é necessário para que tenha acelerado o motor e que aumente, dessa forma, a potência. Por analogia é possível entender que ao acelerar a venda da mercadoria, com preço mais acessível ao consumidor e com menor lucratividade por meio patrimonial, produz-se maior velocidade do capital e melhor rendimento.

O prejuízo, resultante de circunstâncias operacionais, muito se justificou por fatores redutores da velocidade do capital. O lucro, na doutrina contábil, foi defendido de formas diferentes, mas, sempre dependeu de uma sadia vitalidade operacional (movimento constante e eficaz).

Assim, por exemplo, a doutrina Reditualista da Alemanha tinha o lucro como objeto básico de estudos e o fenômeno essencial a ser observado. Leitner, um dos maiores defensores de tal aspecto, pregou a maximização do lucro como objeto de estudos. Já Eugen Schmalenbach, expoente dessa doutrina, defendia o lucro mas dava valor também ao social.

Modernamente, por paradoxal que pareça, o empresário vende meio patrimonial com prejuízo para atrair o cliente ou vencer um concorrente. Ele cria a necessidade da perda em um determinado espaço de tempo para depois recuperar esta perda com aumento da clientela e com isso dá velocidade a outras mercadorias que compensam a perda anterior.

Sobre esta matéria nos ensina Lopes de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.