Balanço Social: Pressupostos para um Melhor Entendimento

Publicado em 12/09/2005

Na França, várias experiências consolidaram a necessidade de uma avaliação mais sistemática por parte das empresas no âmbito social. Em 12 de julho de 1977, foi aprovada a Lei 77.769, que tornava obrigatória a realização de Balanços Sociais periódicos para todas as empresas com mais de 700 funcionários. Este número caiu posteriormente para 300 funcionários.

O primeiro esforço organizado em favor do relatório social, consagrado nos anos 70 com o nome de Balanço Social, surgiu da orientação proposta pelo Concílio Vaticano II, mais precisamente com a promulgação da encíclica papal "Mater et magistra", em 1961. Este movimento foi sustentado pela movimentação pacifista "Grupo Civis", em meados dos anos 60, principalmente do envolvimento acentuado dos USA na guerra do Vietnã, conforme visto anteriormente. Isso ocasionou um movimento de contestação, propondo entre outras iniciativas, o boicote à aquisição de bens e principalmente, das ações de companhias abertas que contribuíram para essa guerra.

Com a ajuda de jornalistas, professores universitários, contadores, economistas, pesquisadores de grandes instituições e representantes dos interesses coletivos, as empresas foram obrigadas a justificar seu objetivo social. Então, a partir daí, surgiu um maior interesse e preocupação das empresas pelas causas sociais e pelo meio ambiente.

Em 1970, na França, as empresas passaram a publicar uma bateria de indicadores sociais, juntamente com os indicadores financeiros tradicionais. Diante disso, em 12 de julho de 1977, a França elabora a lei sobre o Balanço Social (Lei nº 77.769 du 12 juillet…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.