Balanço Social

Publicado em 22/04/2003

Em artigo publicado pela Folha em data de 07/04/97, escrito por Herbert de Souza, o empresário do Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE, aprova a idéia do Balanço Social e apresenta uma série de propostas a serem consideradas, dentre elas, destacam-se:

O posicionamento contra a existência de uma lei que torne o balanço obrigatório e universal, como na França. Defende uma adesão voluntária por parte das empresas. Herbert acredita que essa é a solução ideal e reflete uma disposição extremamente positiva por parte das empresas. Salienta que a vantagem de uma lei representa legitimidade institucional. Tudo depende da aceitação do empresariado. Com essa tese, é cada vez maior a consciência social nas empresas. Tanto para fora, nas relações com a sociedade e o meio ambiente, como nas relações de trabalho.

A segunda idéia também é importante, sugere que o governo e as empresas estatais dêem exemplo, publicando balanços sociais. Todas as empresas estatais deveriam tornar transparentes as dimensões sociais. O fato de serem públicas não garante automaticamente uma preocupação com o tema. Ao longo da História, já foi percebido que muitas vezes essas instituições deturpam objetivos de caráter social em prol de interesses privados. Tal idéia deve atingir principalmente os governos municipais. Por natureza, as prefeituras são sociais, mas geralmente privatizadas em suas práticas e desligadas do interesse maior, da coletividade. Não custa publicar um balanço social, adaptado às prefeituras.

Com base nestes fatos, compreende-se que existe, portanto, um campo aberto para a convergência de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.