Balanço Social

Publicado em 22/04/2003

No início do século 20 já se constatava a existência de manifestações a favor de uma maior responsabilidade social das empresas. Em 1939 na Alemanha a empresa AEG publicava um modelo de Balanço Social.

Entretanto foi somente a partir dos anos 60, nos Estados Unidos, e no início da década de 70, na Europa, que surgiu a necessidade de divulgação dos chamados balanços ou relatórios. Isto ocorreu devido aos movimentos estudantis na França e na Alemanha e o aumento de problemas sociais nos EUA devido a guerra do Vietnã. Surge então a proposta de uma demonstração denominada genericamente de Balanço Social. O modelo americano chamado de Social Audit traduz em termos monetários como quantificador de vantagens e prejuízos sociais, visando completar futuramente o balanço financeiro tradicional (modelo mais próximo dos utilizados atualmente pelas empresas brasileiras). O Bilan Social, modelo francês privilegia o bem estar dos empregados e seus dependentes, a sua participação na gestão da empresa e sua satisfação no trabalho. Já o Die Socialbalanz, modelo alemão tenta sintetizar os dois modelos, ou seja, o americano e o francês.

Em 1971 a companhia alemã STEAG inovou produzindo uma espécie de relatório social, um balanço de suas atividades sociais. Porém o que pode ser classificado como um marco na história dos balanços, no seu sentido pleno, aconteceu na França em 1972, a empresa SINGER formalizou o primeiro balanço social da história das empresas. Na França várias experiências consolidaram a necessidade de uma avaliação sistemática por parte das empresas no âmbito social. Até que em 12…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.