Ativos Intangíveis: Capital Intelectual

Publicado em 22/04/2003

Embora não tenham vida física, que é a característica básica dos bens tangíveis, as marcas, patentes de invenção, fundo de comércio, direitos para exploração de minas, jazidas e reservas florestais assumem valor substancial na formação do patrimônio da empresa.

John Kendrick apud Lev (2000:35), um conhecido economista norte-americano que estudou os principais impulsionadores do crescimento econômico, relata que houve um aumento geral nos ativos intangíveis que contribuem para o crescimento econômico dos EUA desde o início do século XX até hoje: em 1929, o capital intangível respondia por 30% do capital total, enquanto o tangível ficava com 70%. Em 1990, isso já se invertera: 63% do intangível contra 37% do tangível.

Quando se está lidando com ativos tangíveis, nossa capacidade de alavancá-los, isto é, de obter deles negócio ou valor adicional é limitada. Não se consegue usar o mesmo avião em cinco rotas diferentes ao mesmo tempo. Não se consegue colocar a mesma tripulação em cinco rotas diferentes ao mesmo tempo. No entanto, não há limites para o número de pessoas que podem usar os ativos intangíveis, como um sistema de computador ou o nome de uma marca, por exemplo, que funciona bem tanto com 5 milhões de pessoas como com 1 milhão. O único limite para sua capacidade de alavancar um ativo intangível é o tamanho do mercado.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.