A Separação entre Custos Fixos

Publicado em 18/11/2006

Como se observa na Figura 2, a seguir, sob Custeio Direto o custo de cada produto é apurado parcialmente, atribuindo-se maior importância à geração de excedentes sobre o custo direto de produção.

O Custeio Direto não tem como foco o processo produtivo como o Custeio por Absorção: tem como foco o ganho da empresa, medido como a diferença entre a Receita Total e o Custo Total apurados em certo período.

No Custeio Direto, procura-se quantificar o excedente de receita sobre o custo direto de cada unidade produzida, denominado margem de contribuição unitária ou simplesmente contribuição unitária. A contribuição unitária é o valor disponibilizado por unidade vendida para cobrir os custos da estrutura e gerar lucro. Sob esse sistema de custeio o preço de venda do produto é explicitamente considerado e a pergunta "quanto custa" é colocada em segundo plano, privilegiando-se a pergunta "Qual é o ganho".

No Custeio Direto desaparece a necessidade de rateio dos custos fixos comuns e das despesas fixas de empresas multiprodutoras. Todos os excedentes de receita sobre custos variáveis de todos os produtos formam um fundo destinado a cobrir os custos da estrutura e a gerar ganho. (Se produtos apresentarem custos fixos específicos, estes devem ser deduzidos das margens de contribuição dos produtos respectivos).

Sob pressupostos de estabilidade dos custos diretos unitários e do preço de venda, o Custeio Direto dá origem à Análise Custo-Volume-Lucro, cujo resultado principal é o Ponto de Nivelamento, situação a partir da qual a empresa ou projeto se torna auto-sustentável e deixa de depender de aportes externos de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.