A Organização Sindical no Brasil

Publicado em 06/05/2006

Para Farias o ordenamento jurídico deve garantir a existência de sindicatos (liberdade de associação); a autonomia das entidades sindicais têm de organizar-se independente de autorização do Estado (liberdade organização sindical); de forma livre as entidades definem suas regras (liberdade de administração) que pode ser compreendida levando em conta dois aspectos: democracia interna é a não dependência da vontade de ninguém devendo os sindicatos redigir seus estatutos, estabelecer seu regimento interno. E a imunidade que essas entidades possuem de não sofrerem interferências externas seja por parte do Estado ou por terceiros – autarquia externa; Os sindicatos têm liberdade no cumprimento de suas funções e objetivos (liberdade de exercícios das funções); Ninguém é obrigado a ingressar ou permanecer em entidade sindical tendo o direito de filiar-se e desfiliar quando achar conveniente. (liberdade de filiação sindical).

Modelo Sindical Controlado

Enquanto no modelo sindical com liberdade não havia intervenção do Estado, no controlado sua característica principal é o papel do interventor: o Estado, ele é que irá ditar as regras a serem acatadas, limitar sua área de atuações e estabelecer as funções desempenhadas pelo movimento sindical. Podendo ser de duas formas:

Indireta:

Ocorrem no corporativismo, através de instrumentos de controle consagrados pelo ordenamento jurídico, como a unicidade sindical. Tratavam os conflitos coletivos como se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.