Acessar o Zé Moleza
ou
O que você está pesquisando?
Publicado em 22/04/2003
O auditor, contudo, está exposto a questões de litígios, mesmo quando executados seus exames em conformidade com as normas de auditoria e opinião adequada em relação às demonstrações contábeis, conforme nota de rodapé do SAS n.º 47 - Audit Risk and Materiality in Conducting an Audit. (AICPA, 1994, p. AU § 312.03):
"Em adição ao risco de auditoria, o auditor também está exposto a perdas ou danos a sua prática profissional decorrente de litígios, publicidades adversas, ou outros eventos que surgem em conexão com as demonstrações contábeis que foram por ele auditadas e sobre as quais emitiu-se uma opinião. Esta exposição está presente mesmo quando o auditor executou seus exames de acordo com as normas de auditoria geralmente aceitas e emitiu uma opinião adequada com relação às demonstrações contábeis".
Nos Estados Unidos, litígios e processos contra empresas de auditoria têm crescido consideravelmente. Em 1992, havia mais de 4.000 processos pendentes totalizando mais de trinta bilhões de dólares, e os custo totais das, então, big six com litígios pagos, advogados e prêmios de seguro (Net Protection Costs) foi de US$ 600 milhões, isto é, 11% da receita total, representando a maior despesa da empresa, exceto com salários (GELBCKE: 1997).
A tabela abaixo mostra a relação de litígios por setor, nos Estados Unidos, no período de 1996 a 1998.
Relação de litígios, por setor, nos Estados Unidos - 1996/1998