A História da Contabilidade

Publicado em 01/04/2006

Os critérios de registros contábeis possuem os defeitos da origem. No correr dos anos, dos milênios, habituaram-se os profissionais a certas modalidades de escrituração; mesmo na Idade Média, quando o processo das partidas dobradas parece ter amadurecido, nada se fez mais que seguir tradições acumuladas, reformadas, apenas, com a evolução escritural que se ia processando.

Uma simples análise dos documentos que nos chegaram até os dias de hoje, provenientes dos séculos passados, nos mostra que os regimes da escrita iam seguindo uma tradição, desde aqueles ditos "tubulares", até os mais evoluídos a partir do século XIII.

Todas as atuais ciências tiveram seus berços no empirismo e a Contabilidade não escaparia dessa marcha do destino do conhecimento Natural, pois, seria que quando no início deste século XX buscou-se estabelecer consensos sobre formas de registrar, partindo para as Normas, se encontrasse uma séria dificuldade.

Tal dificuldade ainda persiste, pois, cada grupo, cada instituição, cada região, acaba por entender que a verdade tem sempre a face voltada para ela e nesse caso, somando-se ainda a forma empírica de observar-se o que é "uso e costume", e, não, o que é científico, termine-se por elaborar Normas que não encontrem respaldo lógico.

Nessa luta por prevalecer modelos, a perda tem sido sempre a da verdade, a da lógica.


2. Renascença

Não sabemos quem inventou a contabilidade. Sabemos, porém, que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir gradativamente nos séculos XIII e XIV em diversos centros de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.