A Exigibilidade do Capital Intelectual no Mercado Globalizado

Publicado em 14/09/2009

6.2. Modelo de Mensuração: Navegador de Skandia

O modelo Skandia-AFS apresenta seis estágios:

1. Compartilhando de uma visão para a busca de novos valores.
2. Desenvolvimento e publicação de um navegador como primeiro suplemento importante do capital intelectual.
3. Identificação dos componentes do capital intelectual: humano e estrutural.
4. Utilização da tecnologia da informação para a comunicação eficaz do conhecimento.
5. Criação de mais valor financeiro diante de suas potencialidades e recursos intangíveis.
6. Renovação e desenvolvimento do capital da inovação que inclui marcas e patentes registrados e segredos de negócios. (CASE, 2004).

Desenvolvimento do navegador.

O navegador começou com o foco da Skandia para o crescimento e a renovação, daqueles valores escondidos que não eram apresentados tradicionalmente nos relatórios anuais da companhia. Foram identificadas 50 fontes escondidas, que não eram explicitadas no sistema de contabilidade tradicional. Estes fatores foram agrupados nos componentes do capital intelectual da Skandia. Isto conduziu ao desenvolvimento de um protótipo de capital intelectual para a empresa. (CASE, 2004).

Esse trabalho foi publicado no relatório anual de Skandia em 1994. Os negócios foram apresentados em várias perspectivas: (CASE, 1994).

1. Foco financeiro;
2. Foco de clientes;
3.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.