A Evolução da Perícia Contábil e o Novo Desafio para o Perito Contador: A Arbitragem

Publicado em 28/09/2003

O Poder é uno, e sua separação em Legislativo, Executivo e Judiciário visam somente dar-lhe mais efetividade.

Assim, considerando que a jurisdição ou distribuição de justiça é função inerente ao Estado afigura-se inconcebível a recepção da atividade arbitral como uma atividade jurisdicional, pois a jurisdição só o Estado detém.

Porém uma análise mais acurada demonstra que a arbitragem é opção do seu usuário, que não nega o acesso ao Estado, através do Poder Judiciário, tanto que se circunscreve somente aos direitos patrimoniais disponíveis.

Entendemos que a arbitragem é forma de solução de conflitos que a lei coloca à disposição das partes. Trata-se, pois, de meio voluntário de solução de litígios, isto é, dependente essencialmente da vontade das partes, e sem ofensa à jurisdição, como forma de distribuição de justiça. Haveria sim, inconstitucionalidade se a arbitragem fosse obrigatória, caso em que afrontaria a garantia fundamental de acesso ao Judiciário.

A arbitragem não é obrigatória, mas uma mera faculdade, criada anteriormente ao caso concreto, daí porque não se caracteriza como Juízo ou Tribunal de Exceção, que é aquele criado para julgar um caso concreto ocorrido.

O acesso ao Judiciário é uma faculdade e não uma imposição.

Como a arbitragem cinge-se aos direitos patrimoniais disponíveis, que podem ser renunciados também em juízo, nenhum prejuízo ocorre àquele que opta pela…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.