Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Avaliação Empresarial Através do Lucro

Trabalho enviado por: Rafael Nascimento Oliveira

Data: 22/04/2003

A AVALIAÇÃO EMPRESARIAL ATRAVÉS DO LUCRO


RESUMO

Sendo a elaboração de informações úteis para a tomada de decisão o objetivo da Ciência Contábil, muito se discute sobre a verdadeira utilidade para as empresas da obtenção do Lucro através da Demonstração do Resultado do Exercício – DRE.

Diante do atual cenário econômico, o Lucro é um referencial do desempenho da empresa, seja através de uma análise cross sectional (também conhecida como análise vertical), seja através de uma análise série temporal.

Outro aspecto que sugere uma discussão mais aprofundada sobre o assunto é a determinação das variáveis que farão parte desse mesmo lucro, sendo nesse ponto, fundamental o entendimento das interpretações sintática, semântica e pragmática de lucro diante de aspectos como arbitrariedade , confiabilidade e consistência na obtenção do lucro e de seu próprio significado, logo encontrar-se-ão posições divergentes sobre a DRE, atuando como um referencial de rentabilidade e a Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC, aqui, sob o aspecto da liquidez.


1 – INTRODUÇÃO

Seja na indústria, no comércio ou na prestação de serviços, o lucro está presente como parâmetro fundamental na avaliação do desempenho das entidades.

Esse mesmo lucro, para alguns um simples número, para outros um objetivo bem mais amplo e revestido de subjetividade, reflete com grande propriedade um dos principais desafios da Ciência Contábil; sua mensuração. Dentre as várias interpretações e formas de obtenção do lucro, percebe-se a grande influência sobre o comportamento do usuário da informação. Diante desse aspecto, críticas são realizadas, como cita Guerreiro (1989:10): "... os responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas não estão aparelhados conceitualmente para a implementação de sistemas de informação eficazes". Ressaltando a inexistência de sistemas capazes de apresentar uma única informação, obtida através da utilização de métodos idênticos e com a utilização de índices realistas, de várias formas a permitir o atendimento das necessidades dos diversos usuários.

Sendo a Ciência Contábil, segundo Iudícibus (1980:24): "... o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica", a mesma interpreta lucro sob duas grandes óticas: a do lucro contábil e a do lucro econômico, sendo os presentes métodos de mensuração a medição lógica e racional dos atributos dos objetos econômicos e de seus eventos, considerando, aqui, um importante fator: a relevância, representada pela delimitação e pela qualificação da informação.


2 – O LUCRO

Uma ferramenta fundamental na predição do rendimento empresarial, o lucro apresenta-se como determinante do sucesso ou insucesso de uma organização, sendo originado, diretamente, do confronto entre a quantidade de recursos obtidos e a quantidade de recursos dispendidos relacionados ou não ao processo operacional do empreendimento.

Através da análise do fator lucro, dois objetivos podem ser destacados:

a) A preservação do Capital.

b) A maximização do Lucro.

Quando da interpretação do Lucro sob a ótica da preservação do capital, chega-se à idéia de Lucro em seu sentido amplo, isto é, relacionado à variação do patrimônio da empresa durante um determinado período, e já sob o prisma da maximização deste mesmo lucro, tem-se o entendimento da relação receitas x despesas (custos), muito bem evidenciada através da Demonstração do Resultado do Exercício – DRE.

Um entendimento geral do termo lucro pode ser obtido através das definições do Quadro 1, abaixo listado:

Quadro 1

Definições de Lucro

Irving Fisher, citado por Hendriksen & Breda. (1999:181)

Adam Smith, citado por Hendriksen & Breda. (1999:183)

Sir John Hicks, citado por Hendriksen & e Breda. (1999:183)

"... capital é um estoque de riqueza em um dado momento." E complementa: "Lucro é um fluxo de serviços por unidade de tempo."

"Lucro é o montante que poderia ser consumido sem haver redução do capital.

"Lucro é o montante que uma pessoa pode gastar durante um período, e ainda estar tão bem ao final do período quanto no início.


Fonte: Elaborado pelo autor, adaptado de Hendriksen & Breda (1999:181-183)

A busca por uma definição de lucro que atenda às necessidades dos usuários da informação contábil para a tomada de decisão divide os pesquisadores da Teoria Contábil e demais estudiosos em duas grandes correntes: os que defendem o lucro contábil e os que defendem o lucro econômico.

Em âmbito geral, alguns objetivos principais são traçados para o lucro:

a) A utilização do lucro como o determinante da eficiência da gestão da empresa.

b) O uso de dados históricos do lucro como apresentação da trajetória futura da empresa ou dos pagamentos futuros de dividendos.

c) Medição e orientação para decisões por parte da gerência através da informação gerada pelo lucro.

2.1 – QUANTO AOS NÍVEIS

O lucro pode ser analisado de acordo com os seguintes níveis de interpretação:

a) Sintático.

b) Semântico.

c) Pragmático.

2.1.1 – O lucro a nível sintático

A interpretação sintática de lucro leva ao entendimento da relação desta variável com seus possíveis componentes; receitas, despesas, custos, operacionalidade, não operacionalidade, significados interpretativos dos termos, valores históricos, etc, todos esses fatores estando relacionados à preservação do capital da entidade e à manutenção do bem estar da empresa.

Um aspecto importante apresenta-se na citação de Bedford, citado por Hendriksen & Breda (1999:200), que diz: "... os leitores de...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town