Identidade: Idosos

Publicado em 09/08/2010

Não existe sobre eles um apelo nesse sentido como o que pesa sobre as gerações mais jovens. Eles gostam de sexo, sim. Mas o vivem à sua maneira. Não há uma supervalorização da intimidade sexual. Fatores de ordem geral, como o bem-estar da família, a crise econômica e o futuro que esse país apresenta à juventude, ocupam mais suas preocupações. [...] Algumas características, no entanto, são comuns no comportamento deles. Existe um grande pudor entre os velhos. Os casais não se beijam na rua nem trocam carícias publicamente. Preservam a sexualidade na privacidade (FRAIMAN, 1994, p.61).

Nesse trecho, a autora se utilizou de uma postura generalizadora e não considerou as freqüentes mudanças no panorama etário do Brasil, como por exemplo, o aumento da expectativa de vida e o crescimento da população idosa que conseqüentemente deve ser analisado como um fator significante na mudança da postura do idoso. Chaimowicz expõe dados que explicitam as possíveis alterações na constituição etária nacional esperadas para as próximas décadas:
No período entre 2000 e 2050 ocorrerá o mais rápido incremento na proporção de idosos, que saltará de 5,1% para 14,2%. Isto se deverá basicamente a 2 fatores: a) a persistente redução das taxas de fecundidade (de 2,6 para 2,2 entre os períodos de 1995-2000 e 2015-2020) continuará contribuindo para a redução dos coortes de 15 a 64 anos, cujo crescimento absoluto e relativo será cada vez menor; b) os coortes remanescentes dos períodos de alta fecundidade progressivamente evoluirão para os grupos idosos até por volta de 2035, quando os coortes (de menor fecundidade) nascidos em 1970…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.