Chanchada

Publicado em 22/04/2003

Criada com a finalidade não apenas de fazer cinema, mas de criar uma experiência cinematográfica brasileira, ou, pelo menos, carioca (uma vez que sua sede era no Rio de Janeiro, principal cenário e mercado consumidor desses filmes), a Companhia Atlântida Cinematográfica também pretendia abordar problemas sociais até então ausentes no cinema nacional, e alcançar um padrão de produção comparável ao dos filmes americanos. A partir dela, foram produzidos, em vinte anos, sessenta e dois filmes de ficção e dois documentários, além de inúmeros cine-jornais, apresentados antes do longa-metragem.

Depois da Atlântida, surgiram outras produtoras, como a Herbert Richers, a Cinedistri, as produções independentes de Watson Macedo e Oswaldo Massaini. Graças às chanchadas que o cinema nacional conseguiu produzir 300 obras entre 1950 e 1960, com público garantido. A euforia estava lançada: embora ainda se exibissem mais filmes americanos do que brasileiros, as chanchadas agora competiam em condições de igualdade com o cinema americano.

A influência americana sobre o cinema brasileiro começou muito cedo, por volta de 1911. O cinema americano já era assunto principal e freqüente em qualquer conversa na década de 20, e havia inclusive concursos para eleger a estrela americana mais popular. Por aqui surgiam cópias brasileiras dos astros hollywoodianos e publicações nacionais tinham correspondentes em Hollywood. Ares californianos, a terra dos sonhos, invadiam os filmes nacionais. O cinema americano era uma obsessão no Brasil. Sérgio Augusto, em "Este Mundo é um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.