Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Arquitetura

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Tubos e conexões

Trabalho enviado por: Thaise

Data: 25/09/2009

Tubos e conexões
Unoesc
2009



Sumário

Introdução
1 Tubulações
2.1 Tubos de PVC
2.2 Tubos de Aço Carbono
2.4 Tubos de Cobre
2.5 Tudo de Polietileno (PE)
2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido
2.7 Tubos de Concreto.
2.8 Tubos de Betão
2.9 Polipropileno
2.10 Tubo de Poliéster, PRV
Anexos
Conclusão
Referências

 

Introdução

Importantes para a garantia do conforto em qualquer edificação, as instalações hidráulicas consistem em um conjunto de tubulações, conexões, aparelhos e acessórios que levam a água do sistema até os pontos de consumo. O bom funcionamento dessas instalações depende, em especial, de dois fatores: da utilização de tubos e conexões apropriados para o transporte da água (quente ou fria) e da instalação correta. Contudo, para assegurar vida longa às instalações, é fundamental que as ligações sejam bem-feitas, seguindo as orientações das normas.

1 Tubulações

As tubulações (canalizações construídas com tubos) são classificadas segundo o material de fabricação dos tubos, do tipo de junta e da pressão de serviço.

A escolha do material dos tubos depende primariamente das pressões de serviço (a pressão interna quando em funcionamento hidráulico) que as tubulações vão ser submetidas. Além dos diversos materiais, os fabricantes oferecem, para um mesmo material, diversas opções para pressões de serviço e de ruptura, em geral mediante condições normalizadas oficialmente. Esses tubos de diferentes resistências estão divididos em grupos geralmente denominados de classes. Por exemplo: PVC Classe 20 significa que este tubo deve trabalhar a uma pressão máxima de 10 kgf/cm2. Outros aspectos também podem ser bastante relevantes na especificação do tubo, tais como:

•facilidade de montagem (transporte, armazenagem, peso, corte, número de juntas e rapidez na sua execução etc);
•resistência aos esforços externos (reaterros, cargas, pancadas acidentais etc);
•funcionamento hidráulico, manutenção e durabilidade;
•custos de aquisição e montagem.

As juntas podem ser do tipo flexível ou elástica com anéis de boracha (as mais comuns, especialmente para tubulações enterradas), soldadas (para PVC embutidas e com adesivo próprio), soldadas com solda elétrica em tubulações de aço, e flangeadas (Figura V.4), travadas ou mecânicas para tubos de ferro fundido. Tubos metálicos normalmente são empregados para trechos de alta pressão e, obrigatoriamente, para trechos expostos e sujeitos a cargas acidentais.

2.1 Tubos de PVC

Sendo materiais bem mais econômicos e muitas vezes mais adequados que os tubos metálicos, os tubos de PVC são fabricados a partir de matérias-primas como carvão, cal e cloreto de sódio. Prova da adequação desse material, tem-se noticia da fabricação, no exterior uma tubulação com vários quilômetros de extensão, desprovinda de junta, o que foi obtido com o deslocamento da máquina à medida que o conduto ia se formando. O processo químico que envolve a fabricação do PVC é a seguinte: o carvão, agindo com a cal, forma o carbureto de cálcio e este, com a água, o acetileno que se combinado com o ácido clorídrico produzido pela eletrólise do cloreto de sódio vai formar o cloreto de vinila e este o de polvilina. Trabalhando-se este material obtem-se os tubos propriamente ditos.

Segundo Dacach, pelas normas brasileiras, os tubos de plástico rígidos (PVC) podem ser fabricados para as classes 8, 10, 12, 15, 20, cujas pressões de ensaio são os mesmos número de kg/ cm². As preões de trabalho, que devem ser a metade daquelas pressões quando transformadas em colunas de água transformam-se nos seguintes valores:.


Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town