FORMAÇÃO DOS ARQUITETOS PARA O TRABALHO NA ÁREA DE SAÚDE: PROPOSTA PARA MUDANÇA NA FORMAÇÃO SUPERIOR

Publicado em 22/06/2009

Evolução histórica das anatomias dos edifícios de saúde

As expectativas dos seres humanos em relação à própria saúde e ao papel dos hospitais como instrumento de melhoria de qualidade de vida tem sofrido grandes mudanças nos últimos 100 anos.

Passamos a apresentar as mudanças acontecidas como forma de nos localizar no contexto geral.

Na virada do primeiro milênio, as abadias localizadas nas trilhas das cruzadas eram pólos naturais de atração para os ancestrais dos hospitais contemporâneos. A função primordial era oferecer abrigo e hospedagem aos peregrinos, sadios ou não. O elemento arquitetônico básico desses edifícios era a nave da igreja cristã, articulado em layout de formato quadrado, fortemente influenciado pelos claustros.

Na idade média, a imagem dos poucos hospitais implantados em aglomerados urbanos e cruzamento de rotas comerciais era usualmente associada com a morte. O objetivo básico, além do abrigo aos viajantes, era o confinamento das pessoas doentes, preparando-as eventualmente para a morte; elas eram “pacientes”, pois pacientemente - ou pelo menos se desejava - aguardavam o curso dos acontecimentos.

Alguns cenários foram alterados ao longo do centenário que definiam novas proposições.

Esses mesmos conceitos estarão, mais tarde, por trás das construções hospitalares, para “tratamento” das doenças mentais, infecto contagiosas e hanseníase.

As edificações hospitalares já eram discutidas como propostas.

O objetivo dos edifícios era mais a proteção dos que estavam fora do que o atendimento para os pacientes sob custódia.

Mesmo os centros de ensino hospitalar mais importantes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.