Cimento Amiano

Publicado em 22/04/2003

Cimento Amiano


História

No final do século passado, o industrial austríaco Ludwig Hatshek experimentou a associação do amianto à pasta de cimento, criando assim o fibrocimento. Também conhecido como asbesto, é uma fibra mineral natural sedosa, largamente utilizada na indústria, principalmente na fabricação de telhas, caixas d’água, guarnições de freios (lonas e pastilhas) e revestimentos de discos de embreagem, vestimentas especiais, materiais plásticos reforçados, termoplásticos, massas, tintas, pisos vinílicos etc.

É conhecido e utilizado desde a Antigüidade, como reforço de utensílios cerâmicos, encontrados em escavações, mas são os romanos há quase 2.000 anos que o extraíram das minas situadas nos Alpes italianos e nos Montes Urais na Rússia.

O nome asbesto, de origem grega, significa incombustível, foi referido por Plutarco no século 70 A.C. ao pavio de lâmpadas mantidas permanentemente acesas pelas virgens vestais e ao qual se denominava asbesto ou não destrutível pelo fogo. Já amianto, palavra de origem (amianthus), significa sem mácula ou incorruptível.

Este novo produto foi aplicado a coberturas, como substituto das ardósias naturais na forma de pequenas placas de vários formatos e de reduzida espessura, oferecendo a facilidade de corte e montagem com grampos e dispensando a furação prévia.

O passo seguinte foi o desenvolvimento de uma chapa ondulada para a substituição das ardósias e das chapas metálicas, que requereriam custoso tratamento superficial e constante…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.