Barroco

Publicado em 22/04/2003

No Brasil, como em quase toda a América Latina, importavam-se de início da Europa a pedra de lioz e outros materiais como a cal-de-pedra, com instruções de uso. Vinham artesãos, monges beneditinos, franciscanos e carmelitas, que foram na verdade os primeiros artistas a trabalharem no Brasil. Mais tarde, quando a evolução da sociedade e sua estratificação em classes passou a exigir retratos, os primeiros exemplares foram feitos em Portugal.

Entretanto, seria Minas Gerais o berço da mais forte e mais bela expansão de uma arte barroca genuinamente brasileira. Um mais alto poder aquisitivo – proporcionado pelo ouro, cuja exploração acabaria por destruir a rigidez social, colocando juntos, na mesma atividade mineratória, senhores e escravos – e uma aguda sensibilidade artística foram os principais fatores que amimaram a produção de arte em Minas Gerais, propiciando o aparecimento de figuras exponenciais como o Alejadinho, Manuel da Costa Ataíde, Bernardo Pires, João Bastista Figueiredo, o guarda-mor José Soares de Araújo e tantos outros.


Personalidades do Barroco Mundial

Pietro da Cortona - Pintor, arquitetor e decorador, representante do barroco italiano, produziu uma obra extensa que tinha a singularidade de evitar, no mesmo trabalho, a união de seus talentos arquitetônicos e pictórico. Nenhum dos edifícios que projetou foi decorado com afrescos de sua autoria.

Pietro Berrettini nasceu em 1º de novembro de 1596 na cidade italiana de Cortona, da qual tirou o sobrenome. Em 1612 foi para Roma, afim de estudar nos areliês dos pintores florentinos Baccio e Andrea Commodi. Em seu trabalho de renovação da pintura barroca destacam-se os afrescos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.