um diferencial competitivo

Publicado em 14/07/2008

2.5.3 Reclamações

Toda vez que o cliente se apresenta na recepção, deve ser tratado com esmerada cortesia, sendo-lhe prestada toda a atenção. É possível que o hóspede venha á recepção para fazer reclamações. Elas devem ser recebidas, anotadas e sanadas sempre que for possível e, dependendo de sua gravidade, levadas às instâncias superiores. Periodicamente, o chefe da recepção fará uma análise completa de todas as reclamações havidas, para verificar se não são elas frutos de uma má organização.

Para Casteli (2001, p. 277), também vale para o meio hoteleiro o axioma de que o cliente tem sempre razão no momento da reclamação, porque, nessa hora, possivelmente estará impaciente. Trata-se de ouvi-lo calmamente e pedir-lhe desculpas. Na medida em que o cliente for sendo acalmado, e caso ocorra ocasião favorável, poder-se-á explicar-lhe as razões de determinadas medidas que, talvez, não haja compreendido. Nunca, porém, culpar a empresa ou outros colegas de trabalho das deficiências notadas, mesmo sabendo terem aí a sua origem.

Poder-se-ia resumir as principais regras para se administrar uma reclamação:

 Evitar o nervosismo: as reclamações sempre existem, mesmo porque não existe um hotel perfeito em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.