Transporte Multimodal

Publicado em 06/04/2005

O período seguinte, Governo Jânio Quadros, 1955/1958, caracterizou-se inicialmente por muitas controvérsias não só com relação às prioridades definidas no Plano de 1951, mas também quanto à própria organização do Departamento, a qual fazia dos Diretores das Divisões Regionais figuras de poder, prestígio e considerável influência eleitoral nas suas áreas de atuação. Uma das primeiras decisões do novo Governador foi procurar restringir esse poder, promovendo uma reorganização do Departamento, a qual se caracterizou, quando Diretor Geral do DER o Egº Renato de Souza Nogueira, com a promulgação do Decreto nº 25.342, de 19/01/1956. Embora reorganizado , pouco mudou o funcionamento das Regionais e de seus Diretores, rebaixados ao nível de Diretores de Subdivisão, pois as pressões locais exigiam sempre a pronta intervenção de suas equipes técnicas para melhoramentos e conservação. Quanto à construção e pavimentação de estradas novas, o Conselho Rodoviário zelava para que os afastamentos do Plano de 1951, elaborado sob bases técnicas, fossem mínimos.

O governo seguinte, de Carvalho Pinto, iniciou-se com uma inovação na área da administração pública. Foi elaborado um Plano de Ação, introduzindo no Estado o Orçamento - Programa, traduzindo um plano plurianual de investimentos (Decreto nº 34.456, de 12/02/1969). No que se refere aos transportes , as rodovias foram aquinhoadas com a maior porcentagem de recursos.Com isto, e graças principalmente ao dinamismo de seu Secretário da Viação, o saudoso Faria Lima, que desde o governo anterior já vinha exercendo este cargo com alta…

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