Transporte Ferroviário

Publicado em 22/04/2003

Transporte Ferroviário


A FERROVIA NO BRASIL

A primeira tentativa para se implantar uma estrada de ferro no País ocorreu em 1835, quando o regente Diogo Antonio Feijó, promulgou uma lei, concedendo favores a quem quisesse construir e explorar uma estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro às capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Não houve interesse, na ocasião, em tão arriscada empreitada. Contudo, em 1852, surgiu a figura de Irineu Evangelista de Souza, mais tarde Barão de Mauá, que subscreveu a quase totalidade do capital necessário para construir, a ligação entre a Praia da Estrela (no fundo da Baía de Guanabara) e Raiz da Serra. Assim, em 30 de abril de 1854, foi inaugurada a primeira estrada de ferro no Brasil - a Estrada de Ferro Petrópolis, ou Estrada de Ferro Mauá. Esse trem inaugural composto por três carros de passageiros e um de bagagem, foi rebocado por uma locomotiva fabricada por Fairbairn & Sons (Inglaterra), batizada "Baroneza", cujo nome constitui uma homenagem feita à esposa do Barão de Mauá.


DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA

A implantação da Estrada de Ferro D. Pedro II, na segunda metade do século XIX, fez parte de um processo de desenvolvimento econômico-social da Província do Rio de Janeiro. A lavoura de café evoluía com as grandes plantações em Valença,…

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