Teoria dos Direitos Fundamentais

Publicado em 22/04/2003

Teoria dos Direitos Fundamentais


Documentos Históricos

Cartas que eram pactos entre os reis e seus súditos, acordos mediante os quais os súditos confirmavam a supremacia monárquica, enquanto o rei, por sua vez fazia algumas concessões a certos estamentos sociais.

  • A mais célebre dessas cartas: Magna Carta Libertatum (foi extraída pela nobreza infesa em 1215.
  • Em 1688, entra em vigor a Petição de Direitos.
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, França, 1789, colabora com a fixação dos direitos individuais, o racionalismo próprio do pensamento francês era emprestar uma base teórica de que as proclamações de direitos ingleseas careciam.
  • Declaração Americana: As influências são em parte, as mesmas da declaração francesa.
  • Constituição Federal Americana: 2 anos após sua promulgação.
  • Declaração Universal dos Direitos do Homem


Evolução Histórica dos Direitos Fundamentais no Constitucionalismo Moderno

No início, existiam liberdades públicas de direitos humanos ou individuais que eram prerrogativas que tem o indivíduo em face ao Estado. Num primeiro momento, a liberdade pública diz respeito a uma inibição do poder estatal. Os direitos individuais clássicos, ao menos, são satisfeitos por meio de uma mera omissão do Estado. Omissão para que certos interesses como o interesse à vida, à liberdade è à propriedade não sejam agredidas.

Percebendo-se que o poder estatal era ilimitado, o direito à liberdade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.