Teoria de Compromisso e Confiança no Marketing de Relacionamento

Publicado em 24/10/2006

MARKETING DE RELACIONAMENTO


FICHA DE LEITURA

Texto: MORGAN, Robert M.; HUNT, Shelby D. The commitment-trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, v.58, n.3p. 20-38, July 1994.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Tema: compromisso e confiança como variáveis mediadoras chave para o sucesso do marketing de relacionamento (mkt-r).

Objetivos:

  • Conceituar mkt-r;
  • Teorizar que mkt-r de sucesso requer compromisso de relacionamento e confiança;
  • Modelar relacionamento de compromisso e confiança como variáveis mediadoras chave,
  • Testar o seu modelo de variável mediadora chave (Key Mediating Variable – KMV) usando dados de varejistas de pneus automotivos;
  • Comparar o modelo kmv com um modelo rival que não utiliza relacionamento de compromisso e confiança como variáveis mediadoras.

Fundamentos chave: Atualmente para ser competitivo é necessário que a empresas estejam inseridas em uma rede de organizações. Pois a competição tende a ocorrer entre redes e não mais entre empresas isoladas. A teoria de compromisso-confiança sustenta que essas redes caracterizam-se por compromisso de relacionamento e confiança que gera a cooperação (além de aquiescência, uma tendência reduzida para deixar a rede, a convicção que os conflitos serão funcionais e a redução da incerteza).

A natureza do marketing de relacionamento: Os autores enfatizam que a principal mudança na teoria e prática do marketing tem ocorrido através do que se entende por Marketing…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.