Sistemas Produtivos

Publicado em 05/06/2006

SISTEMAS PRODUTIVOS: TAYLORISMO, FORDISMO TOYOTISMO

Brasília, novembro de 2005


O Taylorismo

Para podermos falar em taylorismo devemos entender primeiramente como era o processo de produção na época de seu surgimento.

Com a Revolução Industrial e o nascimento do sistema fabril, surge a necessidade de um controle e disciplina do processo de trabalho.

Nesse contexto, o trabalho aparece como principal fonte de lucro. O capitalista se apropria da força de trabalho de seus empregados, para que haja acumulação de capital.

Naquela época o contexto sócio-econômico favoreceu o taylorismo. O novo modo de produção capitalista precisava de inovações e implementação de novos sistemas de produção para continuar garantindo o crescimento e enriquecimento da burguesia.

No sistema anterior à implementação do taylorismo, a tecnologia aplicada à produção era mínima, predominavam basicamente os meios de produção e ferramentas manuais. Para se realizar a produção, precisava-se de uma grande quantidade de mão-de-obra qualificada.

Pesquisadores caracterizam a história do início do taylorismo nos Estados Unidos, a partir de 1890, pela introdução de um rígido sistema repressivo no interior das fábricas, planejado pelo engenheiro Frederic Taylor.

Para Taylor, a direção da fábrica tinha necessidade de conhecer e compreender o processo de produção, conhecimento este, até então, em mãos do trabalhador. Toma como ponto de partida a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.