Sindicato

Publicado em 22/04/2003

Sindicalismo

São Paulo, 15/06/2002


INTRODUÇÃO

É importante lembrarmos que a história do sindicalismo começa com a Revolução Industrial do fim do século XVIII, em face da descoberta da máquina a vapor, e a mudança radical no modo de produção, em decorrência da utilização da máquina como fonte energética, em substituição à força humana e à força animal, criando, por outro lado, uma concentração de trabalhadores vulneráveis a superexploração pelos patrões. A partir deste período surgiram as primeiras greves reivindicadoras das condições de trabalho e de salário, como também as associações dos trabalhadores para defender seus interesses.

O mais antigo sindicalismo é o da Inglaterra (tradeunionismo), cujas associações visavam às reivindicações salariais e à limitação da jornada de trabalho. Já na Alemanha, o sindicalismo foi admitido com a Constituição de Weimar (1919), e na França declarado a partir de 1884. O Tratado de Versalhes (1919) referia-se de forma indiscutível ao princípio da Liberdade Sindical, como um dos objetivos da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No Brasil, os primeiros sindicatos foram as Ligas Operárias, dos fins de 1800, influenciadas pelos trabalhadores estrangeiros. Porém, os sindicatos só foram reconhecidos em 1903: os trabalhadores rurais e os sindicatos urbanos em 1907, com a primeira Lei que contemplava a Liberdade às entidades sindicais para…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.